TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE)

Título da pesquisa: Avaliação da compreensibilidade de códigos-fonte com dependência de features em sistemas configuráveis

Pesquisadores:

Doutorando: Djan Almeida Santos – djan.santos@ifba.edu.br

Orientador: Cláudio Sant'Anna (UFBA)

Co-orientador: Márcio Ribeiro (UFAL)

A) INFORMAÇÕES AO PARTICIPANTE

O(A) Sr(a) está sendo convidado a participar do projeto de pesquisa “Avaliação da compreensibilidade de códigos-fonte com dependência de features em sistemas configuráveis”, cujo pesquisador responsável é o doutorando Djan Almeida Santos. Esta pesquisa investiga a influência da dependência entre features na compreensibilidade de códigos com #ifdefs. Caso aceite, sua participação consiste em realizar 6 atividades (sendo três de um código fonte e outras três de outro código). O(A) Sr(a). tem de plena liberdade de recusar-se a participar, fechando esta página, ou retirar seu consentimento, em qualquer fase da pesquisa, sem penalização alguma. Sua participação neste estudo é muito importante e voluntária e requer a sua aprovação para utilização dos dados coletados neste estudo. Este questionário é direcionado a profissionais da área de TI, estudantes, professores e pesquisadores que tenham conhecimento básico na linguagem C e em diretivas do tipo #ifdefs.

1. Apresentação da pesquisa:Os sistemas configuráveis são constituídos de diversas funcionalidades (features) que podem ser habilitadas ou desabilitadas permitindo variabilidade. Uma das técnicas mais utilizadas para promover a variabilidade é a compilação condicional. A linguagem de programação C implementa compilação condicional nativamente através da diretiva de pré-processamento #ifdef. Esta técnica permite que trechos do código fonte de features delimitados por #ifdefs sejam compilados ou não. Duas ou mais fatures podem facilmente compartilhar elementos de código fonte. Quando diferentes features referem-se ao mesmo elemento de programa, como por exemplo uma variável, nós temos a ocorrência de uma dependência entre features.

Justificativa: O desenvolvedor ao depurar programas com dependência entre features pode ter a compreensibilidade afetada, pois o desenvolvedor precisa analisar diversos cenários que afetam a mesma variável. O esforço para entender as configurações que contêm dependências entre features pode ser ainda mais alto do que as sem dependências.

2. Objetivos da pesquisa: O objetivo deste trabalho é usar diferentes estudos experimentais, a fim de compreender quantitativamente e qualitativamente o impacto das dependências entre features na compreensibilidade de sistemas configuráveis que utilizam diretivas de pré-processamento #ifdef.

3. Participação na pesquisa: Caso aceite, Caso aceite, sua participação consiste em realizar 6 atividades (sendo três de um código fonte e outras três de outro código). O tempo necessário para preencher este formulário é de aproximadamente 30 minutos.

4. Confidencialidade: Toda informação coletada neste estudo é confidencial e seu nome não será identificado de modo algum.

5. Riscos e Benefícios:

5a) Riscos: A natureza desta pesquisa é não invasiva e sua participação está limitada a responder as atividades. Na elaboração das atividades utilizamos estruturas simples e bastante utilizadas no dia a dia da programação. Porém, em caso de constrangimento ou outra gradação, o participante poderá encerrar o questionário, fechando a página em qualquer momento. Caso queira comunicar o problema, por favor, envie um e-mail para djan.santos@ufba.edu.br. Neste caso seus dados informados até o momento não serão incluídos na pesquisa.

5b) Benefícios: Participando desta pesquisa você estará contribuindo para que ferramentas de suporte a programadores sejam mais elaboradas para contribuir com os desafios de progrmadores em raciocinar sobre dependências entre features, contribuindo para uma depuração mais eficaz.

Você não terá nenhum gasto ou ônus com a sua participação no estudo e também não receberá qualquer espécie de reembolso ou gratificação devido à autorização dos seus dados na pesquisa.

6. Direito de sair da pesquisa e a esclarecimentos durante o processo: Você tem o direito de não querer participar ou de sair deste estudo a qualquer momento, sem penalidades. Em caso de você decidir se retirar do estudo, por favor notificar o pesquisador responsável, se possível.

Você também pode receber o resultado desta pesquisa, caso seja de seu interesse. Basta solicitar por e-mail para djan.santos@ifba.edu.br.

ESCLARECIMENTOS SOBRE O COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA:

CONSENTIMENTO

Eu estou sendo convidado a participar de um estudo denominado UM ESTUDO SOBRE COMPREENSIBILIDADE DE CÓDIGOS FONTE COM DEPENDÊNCIA DE FUNCIONALIDADES EM SISTEMAS CONFIGURÁVEIS, cujo objetivo é: avaliar a compreensibilidade de códigos fonte de sistemas configuráveis com dependências de funcionalidades. Considero satisfatória a justificativa de que entender como desenvolvedores compreendem códigos é algo a ser valorizado, mas é uma tarefa que consome muito tempo e esforço. Dependendo do tamanho do código-fonte e da quantidade de dependências entre funcionalidades, a tarefa pode se tornar tediosa. Assim, se torna importante entender como os programadores compreendem estes tipos de códigos para que ferramentas de suporte possam ser desenvolvidas.

A minha participação no referido estudo poderá ser de duas formas, presencialmente no experimento ou pela internet via survey. No estudo presencial serei convidado a utilizar um relógio e um rastreador ocular. Na survey, nenhum equipamento será necessário.

Fui alertado de que, da pesquisa a se realizar, posso esperar alguns benefícios, tais como: enriquecimento do meu conhecimento e do estado da arte em relação à dependências de features e sistemas configuráveis.

Recebi, por outro lado, os esclarecimentos necessários sobre os possíveis desconfortos e riscos decorrentes do estudo, levando-se em conta que é uma pesquisa, e os resultados positivos ou negativos somente serão obtidos após a sua realização. Assim, é possível que ocorra fadiga diante da necessidade de revisão dos códigos ou me sinta-se constrangido por não conseguir realizar alguma(s) das tarefas. Todavia, caso isso ocorra posso desistir a qualquer momento.

Estou ciente de que minha privacidade será respeitada, ou seja, meu nome ou qualquer outro dado ou elemento que possa, de qualquer forma, me identificar, será mantido em sigilo. Também fui informado de que posso me recusar a participar do estudo, ou retirar meu consentimento a qualquer momento, sem precisar justificar, e de, por desejar sair da pesquisa, não sofrerei qualquer prejuízo à assistência que venho recebendo. Além disso, Caso por algum motivo o experimento seja interrompido ou eu desista da pesquisa, nenhuma informação será utilizada.

O pesquisador envolvido com o referido projeto é Djan Almeida Santos, professor EBTT do IFBA, campus Vitória da Conquista, SIAPE 1852086 e com ele poderei manter contato pelo email djan.santos@ifba.edu.br.

É assegurada a assistência durante toda pesquisa, bem como me é garantido o livre acesso a todas as informações e esclarecimentos adicionais sobre o estudo e suas conseqüências, enfim, tudo o que eu queira saber antes, durante e depois da minha participação. Enfim, tendo sido orientado quanto ao teor de todo o aqui mencionado e compreendido a natureza e o objetivo do já referido estudo, manifesto meu livre consentimento em participar, estando totalmente ciente de que não há nenhum valor econômico, a receber ou a pagar, por minha participação.

Caso o experimento tenha sido realizado presencialmente, este documento será emitido em duas vias, que conterão cada uma a minha assinatura e a do pesquisador supra citado. Caso a participação seja por survey, este documento será exibido na primeira tela da pesquisa e só será permitido continuar, caso o participante selecione a caixa de seleção concordando com os termos.

Em caso de reclamação ou qualquer tipo de denúncia sobre este estudo devo ligar para o CEP/IFBA (71) 3221-0332, mandar um email para cep@ifba.edu.br ou ir pessoalmente ao endereço: av. Araújo Pinho, nº 39, Canela, 2º andar, 40110-150, Salvador, Bahia. Entendo que os CEP, como o referido CEP/IFBA, são colegiados interdisciplinares e independentes, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criados para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Resolução 466/12 do Plenário do Conselho Nacional de Saúde)

Eu concordo com o termos presentes no termo de consetimento livre e esclarecido: